+55 84 4005.0505

ANDRÉ ELALI

Ao mesmo tempo em que se dedicou à advocacia corporativa, André Elali manteve foco contínuo na sua formação e na cooperação com a academia. Depois de sua graduação em Direito, se especializou em Direito Tributário, concluiu seu Mestrado em Direito Político e Econômico em São Paulo, com estudos sobre a intersecção entre a tributação e a regulação econômica, estudos que acabaram sendo aprofundados no Doutoramento em Direito, com tese inovadora sobre a concorrência fiscal entre os países, tratando do fenômeno a nível global, fenômeno que acaba gerando muitos dos problemas das políticas econômicas e fiscais de vários países.

No âmbito do Doutoramento, teve ainda a oportunidade de realizar Estágio de Pesquisa com Bolsa do Max-Planck-Institüt für Steuerrecht, na Alemanha, complementando sua pesquisa com as questões do Direito Comunitário. Em 2015 e 2016, realizou Estágio de Pós-Doutoramento na prestigiada Queen Mary University of London, tratando da questão BEPS/OCDE e os reflexos do “Brexit”. Desde 2008, é Professor da UFRN e já ocupou os cargos de Vice-Coordenador do Mestrado em Direito e Membro do Conselho de Curadores da Universidade, entidade interna de controle.

É autor/coordenador de mais de uma dezena de livros jurídicos dedicados à tributação, concorrência e federalismo fiscal. Detém numerosos artigos publicados no Brasil e no exterior e já organizou mais de 20 eventos acadêmicos, como Congressos de Direito Tributário, Direito Econômico e Financeiro, bem como participa de grupos de pesquisa no Brasil e no exterior.

Atualmente, realiza Pesquisa na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa sobre a Aplicação do Direito & Economia à concorrência fiscal internacional, avaliando os aspectos metodológicos para um eventual controle da prática de subsídios e incentivos globais.