+55 84 4005.0505

Blog do escritório André Elali

Portugal como seu destino

Então você decidiu trabalhar em outro país e escolheu Portugal como seu destino. Além da ansiedade natural que acompanha uma mudança de país, é possível que você tenha dúvidas a respeito das novas experiências que te esperam. Antes de fazer as malas leia estas dicas que vão te ajudar na sua nova jornada.

Profissões em alta

É importante pesquisar o mercado de trabalho. As áreas em alta  são TI, Engenharia: Civil,  Eletrotécnico, Industrial, Petróleo, Robótica, etc), Medicina e Direito. Também a área do Turismo, Gastronomia (restaurantes), hotelaria e vendas têm muitas oportunidades.

Visto (A partir de um contrato de trabalho)

Para quem não possui a cidadania portuguesa ( ou outra europeia ) é necessário providenciar um visto de residência. É possível conseguir este visto a partir de um contrato de trabalho ou promessa de contrato de trabalho. No caso de profissionais independentes (autônomos ou freelances), um contrato de prestação de serviços tem o mesmo efeito. Isso significa que, uma vez que você tenha conseguido um trabalho comprovado, pode solicitar o visto de residência tanto no Consulado Português mais próximo da sua região no Brasil, como no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) em Portugal. Ao fazer esta solicitação, é necessário apresentar a carta convite da empresa onde você foi selecionado.

Além destes casos, existem outros tipos de vistos: Visto Empreendedor, Startup Visa, Golden Visa e Visto de Rendas Próprias. Estes vistos são adequados para pessoas que pretendem investir no país como empreendedores ou que já possuem algum forma de renda (aposentadoria, aluguel de imóveis etc).

Ambiente de Trabalho

Ainda é comum em Portugal encontrar empresas com ambientes tipicamente familiares, os funcionários tratados como membros da família. Também existem as empresas onde o ambiente é impessoal, onde o controle e a rigidez são imperativos, fazendo com que a atmosfera fique pesada. Mais recentemente estão surgindo empresas com modelos mais modernos de gestão, que valorizam a criatividade e inovação gerando ambientes mais leves.

Tenha em mente que, qualquer que seja o caso, é quase certo contar com a presença de estrangeiros – algo que não é tão comum no Brasil. Portanto, saber trabalhar com a diversidade cultural é uma necessidade.

Contrato de Trabalho ou Recibos Verdes

Após passar pelo processo de seleção e ser admitido, é possível que a relação de trabalho seja consolidada através de um contrato ou recibos verdes. O recibo verde é o equivalente à RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) do Brasil. É um documento emitido por um prestador de serviço (freelancer) que comprova o pagamento por algum serviço prestado à uma empresa.

Pode acontecer que você trabalhe através de recibos verdes, mas que a empresa mantenha a sua relação profissional com obrigações parecidas com as de um contrato. São os chamados falsos recibos verdes. Fique atento para estes casos porque muitos profissionais acabam por concordar com a situação por desconhecimento. Um contrato de trabalho garante alguns benefícios (direito à férias, vale alimentação, subsídio de Natal etc) que não existem com os recibos verdes.

Salário Mínimo

O salário mínimo em Portugal  para 2018 é de 580 euros sem descontos. Geralmente é o salário oferecido aos cargos operacionais como de atendentes de loja, atendentes em restaurantes e cafés, segurança e limpeza.

A média salarial  fica em torno de 860 euros. Você pode consultar o site Meu Salário para ter uma noção dos valores praticados no mercado português.

Melhores Empresas Para Trabalhar

A consultoria Great Place to Work anualmente divulga uma lista com as melhores empresas para trabalhar. Entre alguns dos critérios adotados para criar a lista podemos destacar: ausência de discriminação, qualidade das instalações e facilidade de integração. Para criar a lista, são realizadas pesquisas entre os colaboradores das empresas participantes. Confira abaixo os resultados de 2017 para empresas de 100 a 250 colaboradores:

Cisco Systems Portugal

Empresa líder em TI a nível mundial que oferece uma vasta gama de soluções e produtos de rede.

Medtronic Portugal

Empresa líder mundial em soluções, serviços e tecnologia médica.

AbbVie

Líder no setor farmacêutico, começou por se designar por Abbott, fundada em 1888. Líder na área da saúde.

Mind Source

Especializada em projetos de consultoria e outsourcing e em projetos de negócio e tecnologia nos setores financeiro, telecomunicações entre outros.

Growin

Consultoria e outsourcing em TI.

Astrazeneca

Empresa biofarmacêutica com grande investimento em pesquisa e desenvolvimento.

Bayer

Empresa farmacêutica e química de origem alemã focada nas áreas da saúde, alimentação e materiais de alta tecnologia.

Infineon

Empresa de origem alemã, criada a partir da divisão de semicondutores da Siemens.

Onde procurar emprego em Portugal?

Os sites de procura de emprego são a melhor forma de avaliar as oportunidades. Dependendo da atividade exercida, todo o processo de seleção pode ser feito online com entrevistas pelo Skype e apenas a entrevista final será realizada presencialmente.

Conheça alguns sites para procurar emprego:

www.net-empregos.com

www.indeed.pt

www.turijobs.pt

emprego.trovit.pt

www.alertaemprego.pt

www.careerjet.pt

www.cargadetrabalhos.net

landing.jobs

www.empregosaude.pt

www.itjobs.pt

www.neuvoo.pt

portofortalent.com

www.emprego24h.com

www.industriacriativa.pt

emprego.sapo.pt

www.bep.gov.pt

www.monster.com

www.emprego.pt

O Linkedin também é uma importante fonte de recrutamento. Procure também nos grupos no Facebook com vagas para brasileiros em Portugal.

As entrevistas de emprego

Neste ponto, Portugal não difere muito do Brasil. As seguintes etapas são exemplos de possíveis cenários, dependendo da sua área de atividade.

Geralmente, o primeiro contato pode ser realizado online por um recrutador. Quando se é convidado para uma entrevista presencial, é comum que, além deste, estejam presentes também o responsável pela área e outro colaborador e outros pares, que farão perguntas a respeito da sua experiência, interesses, motivações e objetivos. Além disso, para algumas atividades, podem ser solicitados provas de aptidão técnica e avaliação psicológica.

Os processos de seleção podem ser bem mais morosos do que no Brasil podendo levar em alguns casos até 6 meses para serem concluídos.

Deixe um comentário