RESPONSABILIDADE PELO PRODUTO
É certo que produtos/serviços de vários segmentos de mercado são, inevitavelmente inseguros.
Por sua natureza, alguns produtos simplesmente não podem ser mais seguros sem perder sua utilidade. Assim, prestamos consultoria e assessoria para a publicidade e avisos adequados de perigo (red flag´s) de produtos e serviços que podem gerar riscos aos consumidores. Tudo isso, visando minimizar riscos e perdas em potenciais demandas judiciais. Além disso, fazemos defesas para reclamações de responsabilidade por Produto ou Serviço (“responsabilidade de participação de mercado” ou alteração substancial de produto pelo consumidor – culpa exclusiva da vítima ou de terceiros – uso indevido).
A responsabilidade por um defeito do produto pode estar em qualquer parte da cadeia de distribuição do produto, como:
- O fabricante do produto;
- Um fabricante de peças componentes;
- Uma festa que monta ou instala o produto;
- O atacadista; e
- A loja de varejo que vendeu o produto para o consumidor.
Tipos de Defeitos do Produto
Sob qualquer teoria de responsabilidade, um autor em um caso de responsabilidade pelo produto deve provar que o produto que causou prejuízo estava com defeito e que o defeito tornava o produto excessivamente perigoso. Existem, basicamente, três tipos de defeitos que podem causar danos e dar origem a responsabilidade do fabricante ou fornecedor:
- Defeitos de Design – Presente em um produto desde o início, mesmo antes de ser fabricado, em que algo no design do produto é inerentemente inseguro.
- Defeitos de fabricação – Aqueles que ocorrem durante a fabricação ou montagem de um produto.
- Defeitos de marketing e publicidade – falhas na maneira como um produto é comercializado, com rotulagem inadequada, instruções insuficientes ou avisos de segurança inadequados.